Fotos: Blog Marcos Frahm
A terça-feira foi de muito transtorno para quem precisou trafegar pela BR-116 no trecho Jaguaquara / Jequié. O acidente que envolveu duas carretas e um caminhão-baú provocou um congestionamento quilométrico na rodovia de cerca de 15 quilômetros. O tráfego permaneceu interrompido por mais de dez horas, a partir das 9h da manhã à altura do Km 643, na Serra do Mutum, onde os três veículos colidiram provocando a morte do carreteiro Antônio José da Silva, de 53 anos. O trânsito chegou a funcionar em meia pista até as 15h, mas depois foi interrompido nos dois sentidos enquanto os funcionários da Via Bahia removiam os veículos envolvidos na colisão e retirava a carga de adubo químico espalhada na pista.
Uma das carretas teria caído numa ribanceira, parando num local de difícil acesso. Esse foi um dos motivos que dificultaram o trabalho da equipe, que ainda contava com o apoio de policiais militares lotados na 3ª Cia do 19º BPM, representando a guarnição do Entroncamento de Jaguaquara. Muitos motoristas se irritaram com a demora para liberar o tráfego, mas não havia outra solução a tomar por parte da concessionária a não ser bloquear o trânsito.
No início da noite, um ônibus que saiu de Jaguaquara para Jequié, transportando estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e outras instituições de ensino instaladas no município, teve que retornar e os alunos perderam aula por não haver possibilidade do ônibus chegar a Cidade Sol em tempo hábil. Só por volta das 20h que o tráfego voltou a fluir normalmente na rodovia, depois de um dia de muito transtorno.