Com o ingresso de Ciro Nogueira, presidente nacional do PP no Governo Bolsonaro, quem deverá se destacar é o deputado federal e colega de partido do novo ministro-chefe da Casa Civil, Cacá Leão, filho do vice-governador da Bahia e cacique do PP baiano, João Leão.
Líder da legenda no Congresso, defensor da ida de Ciro para a Casa Civil, Cacá tentará ganhar espaço e influência no Governo Bolsonaro e repetir o protagonismo dos tempos anteriores, quando era relator do orçamento e gozava de livre circulação nos governos Temer e Dilma.
O filho de Leão, que apesar de apoiar a nomeação de Ciro Nogueira garante que a relação do PP com o PT na Bahia não tem evitado críticas ao presidente e já faz afagos a Bolsonaro.
Na posse de Ciro, realizada em Brasília na última quarta-feira (4) ele levou quem pôde para o evento que contou com a presença do presidente e, nas redes sociais, as imagens de prefeitos baianos aliados de Cacá na cerimônia relevavam o esforço do deputado para prestigiar o ato.
O posicionamento do Leãozinho tem uma explicação: angariar recursos para os municípios que integram a sua base política e destravar obras federais nas cidades baianas.
*por Marcos Frahm