Com mais de 162 mil votos, o equivalente a 50,32% dos válidos, e 100% das urnas apuradas, Zé Ronaldo (União Brasil), foi eleito prefeito de Feira de Santana pela quinta vez. O candidato, que é considerado uma das maiores forças políticas da região, derrotou (também pela quinta vez), o deputado federal Zé Neto (PT), que obteve 46,73% (cerca de 154.147 votos) em sua sexta tentativa de chegar ao executivo municipal da Joia da Princesa. O ex-prefeito de Feira de Santana disputou também contra Carlos Medeiros (NOVO), que obteve 2,97% dos votos válidos.
Ao seu lado, como vice-prefeito, foi eleito o deputado estadual Pablo Roberto (PSDB), que, durante a pré-campanha, havia lançado seu nome como postulante. Zé Ronaldo foi prefeito de Feira de Santana em 2000, 2004, 2012 e 2016, onde, em todas as ocasiões, superou o rival, Zé Neto. Em 2017, em menos de um ano à frente do município, deixou o cargo para concorrer as eleições estaduais, onde terminou em segundo lugar, com 22,26% dos votos, atrás de Rui Costa (PT), que obteve 75,50%.
Em 2024, o candidato reuniu em torno de sua candidatura os partidos União Brasil, PSDB, Cidadania, Republicanos, PDT, PL, PRD, DC, PRTB, MOBILIZA, PMB e Solidariedade. Entre as propostas, Zé Ronaldo destacou em seu plano de governo, ”Por Amor a Feira”, a implantação do Shopping Rural, no Complexo Matadouro Campo do Gado; implementação Política Municipal de Mobilidade Urbana e a ampliação do Programa Feira Produtiva, voltada para a agricultura local.
José Ronaldo de Carvalho, ”Zé Ronaldo” é empresário e iniciou a carreira política em 1976, quando disputou sua primeira eleição municipal como candidato a vereador pelo partido Arena. Foi eleito vereador pela primeira vez em 1982, e desde então já ocupou os cargos de deputado estadual, deputado federal e prefeito de Feira de Santana. Atualizada às 19h40 pelo Bahia Notícias