A Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip), em Jequié, rendeu ao Município R$243,964,99 (duzentos e quarenta e três mil reais, novecentos e sessenta e quatro reais e noventa e nove centavos), informou a Prefeitura, nesta sexta-feira (30), cerca de 90 dias depois do início da arrecadação. Nesse período, ainda segundo a Prefeitura, foram investidos recursos da ordem de R$1 milhão na recomposição de 1.600 pontos de iluminação.
Constam no registro solicitações para a intervenção técnica em mais 1.400 pontos, o que totalizará 3.000 pontos de iluminação que terão passado, ao fim desta primeira etapa, por algum dos serviços de substituição, ampliação, recuperação ou modernização, o que vai representar, além da eficiência, uma redução na conta de energia do município em mais de 50%.
Para que tudo isso foi feito, o programa Jequié Inteligente contou com treinamento da equipe técnica e de monitoramento, que utiliza uma moderna sala de controle, onde os postes de iluminação que receberam o QR-Code são registrados e identificados via georreferenciamento, informações que vão alimentar o aplicativo SipuB Iluminação Fácil. O aplicativo, disponível para download, tanto para a plataforma iOS quanto Android, é uma ferramenta que vem agilizando todo o processo de solicitação dos serviços de iluminação pública para a população.
”Jequié vinha de um gigantesco déficit no setor da iluminação pública e o que tinha, ou estava quebrado, ou estava abandonado, ou funcionava de forma muito ruim ou, o pior de tudo, não existia. Bairros inteiros às escuras! Graças a Deus, conseguimos promover as transformações no setor, contando com o trabalho de uma equipe eficiente e que soube entender a urgência de fazer os reparos, as reformas, a reestruturação da iluminação pública e o resultado é este que a população vem acompanhando aí: Jequié mais iluminada, mais bonita e, o mais importante, muito mais segura para as famílias frequentarem as praças, as vias públicas.”, afirmou o prefeito de Jequié, Zé Cocá.