Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, é uma das cidades do interior do Estado que serão contempladas com um novo projeto de escola. O Colégio Estadual Democrático Dr. Rômulo Almeida será totalmente requalificado, sendo transformado no que diz respeito à infraestrutura. A nova unidade terá 30 salas de aula, refeitório, laboratório, biblioteca, vestiário, quadra coberta, campo society, bicicletário e estacionamento. O projeto contempla acessibilidade e também desenha a escola para maior usufruto pela comunidade local.
A licitação para as obras já está em andamento e além da ampla reforma de 150 escolas, inclui a construção de 17 unidades escolares de grande porte em todo o Estado. Ao todo, a licitação destina recursos da ordem de R$ 464 milhões. Estas escolas terão um alto padrão de engenharia, com um ambiente escolar mais atrativo e com inúmeros equipamentos para potencializar o pedagógico, envolvendo a prática de esportes em diferentes modalidades.
Para que a obra seja realizada, os 1.207 estudantes do Colégio Democrático Dr. Estadual Rômulo Almeida passam a estudar, temporariamente, em outras unidades escolares da cidade. Do total e 19 turmas do turno matutino, 15 estão tendo aulas, a partir desta segunda-feira (17), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). As outras quatro turmas do matutino, juntamente com as turmas do vespertino e do noturno estão tendo aulas, desde o início do ano letivo (10/2), no Colégio Estadual Renato Machado.
”Estamos melhorando a infraestrutura das escolas para melhorar, também, a aprendizagem, a prática cultural e esportiva. Quero convidar as famílias a se engajarem a favor da educação, porque acredito que o envolvimento da família ajuda a melhorar a aprendizagem e o engajamento da juventude com a educação”, disse o governador Rui Costa, ao falar das obras em seus perfis nas redes sociais.