A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela Barragem da Pedra, em Jequié, divulgou na noite deste domingo (15), mais um relatório hidrológico, informando a programação de vazões do reservatório que, devido às continuas chuvas ocorridas na Bacia do Rio de Contas nas últimas horas, registrou até às 18h deste domingo, 25, uma afluência da ordem de 2.900 m3/s, praticando uma defluência de 2.300 m3/s e alcançou um armazenamento correspondente a 93,34% do volume útil.
Nesta reavaliação verificou-se redução na taxa de elevação do nível do reservatório, bem como um arrefecimento das chuvas e das vazões nos postos situados a montante. Permanecendo essas condições, a tendência é da estabilização do nível de armazenamento do reservatório. Desta forma, no momento, não estão previstas novas elevações de defluência do reservatório da Pedra, permanecendo no valor de 2.400 metros cúbicos por segundo.
A CHESF ressalta que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos valores ora praticados em função da evolução das chuvas e vazões na bacia do Rio de Contas, tendo em vista que o período úmido iniciou no mês de novembro de 2022 e vai até abrir de 2023. A Chesf alerta a importância e necessidade de que seja fortemente evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação.