Atendendo uma solicitação do vereador Bui Bulhões, a Câmara Municipal de Jequié autorizou, na quarta-feira, dia (23), o uso da ‘Tribuna Livre’ pelo Centro Acadêmico do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Jequié.
Coube ao aluno Elvis Freire Santos explanar sobre a situação em que se encontra o curso, em especial a Clínica-Escola, responsável pelo atendimento de pessoas carentes da cidade com serviços gratuitos e de qualidade.
De acordo com relatos do estudante, que compareceu acompanhado de dezenas de colegas, a falta de materiais básicos e de outros equipamentos imprescindíveis para o bom funcionamento da Clínica coloca em risco a continuidade dos trabalhos. Por isso, foram à Câmara em em busca de apoio para tentar solucionar esses e outros problemas que os alunos vêm enfrentando.
Elvis demonstrou preocupação porque, segundo colocou, além de prejudicar os alunos de todos os semestres, a situação afeta diretamente pessoas carentes da cidade que são assistidas com atendimento gratuito e de qualidade no Módulo de Odontologia, instalado nas margens do semi anel rodoviário.
Ele disse esperar por uma intervenção do Legislativo Municipal junto ao Governo do Estado porque o curso de Odonto de Jequié passa por momento crítico em sua estrutura, inclusive duas das quatro clínicas estão sem funcionar por falta de compressores e alertou para a urgente necessidade de substituição de equipamentos antigos por novos para atender as demandas do curso.
Afirmou que o colegiado tem feito vários pedidos visando à aquisição de novos compressores e autoclaves, mas, no entanto, os processos, quando saem da universidade, costumam demorar muito de serem finalizados.
O projeto de extensão é um importante serviço público e gratuito, que assegura pronto atendimento, inclusive, atendimento especializado, no bojo do programa de promoção da saúde bucal.