Caminhoneiro leva multa e tem carteira suspensa por dirigir mais de 48 horas sem parar e é obrigado a descansar

Uma situação inusitada fez um homem de 47 anos se autuado e obrigado a descansar pela Polícia Rodoviária Federal, no Piauí. O caminhoneiro, que não teve o nome revelado, foi parado por agentes na operação Rodovida, após ser flagrado dirigindo 48 horas sem parar.

O incidente ocorreu no município de Teresina. De acordo com a PRF, durante a abordagem, além das documentações do motorista, foi solicitado o disco do tacógrafo, o aparelho responsável por registrar informações sobre distância, velocidade e tempo de direção de veículos de grande porte.

No dispositivo, foi identificado que o motorista estava há mais de 48 horas sem parar para descanso, o que contraria a legislação, a Lei nº 13.103/2015, a conhecida “Lei do Motorista”, exige, que é ao menos 8 horas de descanso ininterruptas nas últimas 24 horas.

Além da infração relacionada ao tempo de direção, o condutor foi convidado a realizar o teste do etilômetro, que resultou positivo para álcool. O exame apontou 0,10 mg/l de álcool no ar expelido pelos pulmões, configurando uma infração gravíssima.

Como consequência, o motorista recebeu uma multa de R$ 2.934,70 (10 vezes o valor da multa gravíssima), além de 7 pontos na carteira de habilitação e suspensão da CNH por 12 meses, com obrigatoriedade de realizar um curso de reciclagem em autoescola. Com informações do Bahia Notícias