A brasileira Inah Canabarro Lucas se tornou a pessoa mais velha no mundo após a morte da japonesa Tomiko Itooka, que até então ocupava o primeiro lugar por alguns meses de diferença, no dia 29 de dezembro de 2024. A informação foi divulgada neste sábado pelo site da LongeviQuest, grupo de pesquisadores que afirma ser referência no monitoramento e no mapeamento de supercentenários pelo mundo.
Inah Lucas nasceu em oito de junho de 1908 na cidade de São Francisco de Assis, na Região Central do Rio Grande do Sul – tem 116 anos. A brasileira dedicou a vida a jornada religiosa e hoje vive na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre. A freira teve seis irmãos e ingressou na carreira aos 16 anos no internato Santa Tereza de Jesus em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do RS.
Em 2018, quando se aproximava o seu aniversário de 110 anos, ela recebeu uma bênção apostólica do Papa Francisco. A bênção veio acompanhada de um certificado que Inah orgulhosamente exibe onde reside.
A LongeviQuest é uma organização com mais de 110 anos de pesquisas na área da longevidade. Ela afirma ser referência no monitoramento e no mapeamento de supercentenários pelo globo e é formada por pesquisadores de todo o mundo. Com informações do Bahia Notícias