Na política de Jequié, uma coisa é líquida e certa, o prefeito Zé Cocá (PP), está bem avaliado e será candidato à reeleição. Mesmo que nenhuma dúvida pairava no ar, o mandatário da Cidade Sol não tratava do assunto, até esta sexta-feira (27), quando concedeu entrevista à Rádio 95FM e a definição foi anunciada pelo próprio gestor, que cumpre uma agenda extensa desde o início da semana, com as comemorações dos 126 anos de emancipação político-administrativa do município.
Agora, o X da questão é: quem será o vice de Zé? A atual vice-prefeita, Poliana Leandro, do PT, sequer é cogitada pelo grupo, depois da ruptura de Cocá com o Governo do Estado. Dos nomes na mesa, ditam os observadores, dois surgem do Legislativo, o presidente Tinho, do PV, ligado ao deputado federal Leur Lomanto Jr. Do UB, e Ramon Fernandes, PDT, filho do deputado Euclides Fernandes, do PT, cujas relações estariam momentaneamente estremecidas com o prefeito, que teria exonerado alguns de seus indicados após declarações do parlamentar na imprensa de que o Governo do Estado deve ter candidatura própria.
Entretanto, na política, tudo se arruma. E daí, Euclides e Zé podem voltar a dialogar, ou não. Aliado de Jerônimo e Rui, o deputado deve ouvir os caciques do PT, que deverão tratar do tema também com o deputado federal Antonio Britto (PSD), que não abriria mão da candidatura, pelo seu partido, do diretor da Santa Casa, Alexandre Iossef, irmão do deputado Hassan (PP), fiel escudeiro de Zé. Essas conjecturas estão no bojo das conversas para as próximas eleições. *por Marcos Frahm