Com um índice de participação de 85%, a Bahia deve registar, este ano, um recorde na participação nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicada em todo o país pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). As avaliações são voltadas para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é subsidiar o diagnóstico da Educação Básica brasileira e os fatores que podem interferir no desempenho do estudante, bem como oferecer elementos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas.
Com o aumento no volume de participação na avaliação, que foi iniciada no dia 23 outubro, mais escolas terão seu resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) publicado, pois atingiram o quantitativo mínimo de 80% de estudantes avaliados. A estimativa é que 83% das escolas que disponibilizam o 3° ano do Ensino Médio e 80% das escolas com o 9° ano terão os resultados publicados.
Além de garantir o crescimento do quantitativo dos estudantes que fizeram a prova Saeb, a articulação realizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) também dá maior celeridade à sua aplicação em todo o Estado. A data final para a realização dos exames é dia 17 de novembro e a estimativa é que a Bahia conclua o processo até esta sexta-feira (10).
Para alcançar o alto índice de participação nas provas, a SEC vem adotando uma série de estratégias envolvendo desde atividades de recomposição da aprendizagem, com o uso de plataformas digitais, à realização de aulões e simulados e a valorização da carreira do magistério público estadual. Vale destacar, ainda, as ações de mobilização da comunidade escolar da rede estadual de ensino em todos os 27 Núcleos Territoriais de Educação.