Por um momento, feche os olhos, faça uma viagem ao futuro e tente imaginar o dia 31 de dezembro de 2028. Pense no que as pessoas estarão dizendo sobre você e sobre o legado do seu mandato.
Muitos eleitos cometem o equívoco de acreditar que seu papel se limita ao cargo de gestor público. No entanto, vocês são muito mais do que isso. Vocês são realizadores de sonhos de pessoas de todas as idades, classes, raças, etnias e gêneros, que depositaram em vocês a esperança de uma vida melhor nos próximos quatro anos. Foram vocês que despertaram o sonho de um futuro mais digno e promissor.
Escolha fazer parte do grupo que deixa saudades.
Ao longo da história, muitos gestores trocam o merecido descanso pós-mandato por internações hospitalares, câmaras de tribunais ou os fóruns da justiça. Substituem o abraço sincero do povo pela crítica ácida nas conversas cotidianas. Trocam a esperança que inspiraram pela decepção que deixaram.
Ao tomar posse, pense no seu último dia no cargo e comece a construir esse final desde já. Cada decisão e cada ação durante o mandato contribuirá para determinar o tipo de legado que você deixará.
Lembre-se sempre: quem planeja, tem futuro. Quem não planeja tem destino, está à mercê da sorte e das orações alheias. Faça do seu mandato uma trajetória que será lembrada com respeito, admiração e saudade.
*Robson Wagner é CEO da W4 Comunicação e Diretor de Desenvolvimento da Associação Brasileira das Agências de Propaganda (Abap-BA)