Uma audiência pública realizada na noite desta terça-feira (06), na Câmara Municipal de Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, marcou o início das discussões sobre a implantação de uma unidade do Instituto Federal da Bahia (IFBA), no Município, cuja estrutura física já foi concluída às margens da BR-420, pelo Ministério da Educação. Entretanto, o Campus ainda não foi inaugurado para entrar em funcionamento e não há data definida pelo MEC para o ato inaugural.
A audiência contou com a presença da reitora do IFBA, Luzia Matos Mota, que esteve acompanhada do pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Elis Fábia, do pró-reitor de Ensino, Jancarlos Menezes, do diretor-geral do Campus de Santo Antonio de Jesus, Lúcio Mauro, e do Coordenador da instituição, Fernando Paixão.
O presidente da Casa, o vereador Nildo Pirôpo, presidiu a audiência e recepcionou os educadores, que debateram com os presentes, estudantes, diretores de escolas estaduais, representantes do Poder Executivo e vereadores sobre o funcionamento do IFBA.
Representantes da classe educacional local, a exemplo do professor Antonio Genival, diretor do Colégio Estadual Virgílio Pereira de Almeida cobraram da instituição pública federal de ensino a implantação de cursos em nível superior, sob alegação de que na cidade já são ofertados aos estudantes do ensino médio da rede pública cursos técnicos em escolas estaduais, explicitando a necessidade da instalação de uma universidade pública na maior cidade do território de identidade.
Sobre a inauguração do órgão, a reitoria informou que depende do MEC e que a qualquer momento pode acontecer. As últimas informações são de que o deputado federal Cacá Leão (PP), que teria destinado emenda parlamentar em 2018 no valor de R$ 15 milhões, quando Relator do Orçamento, para construção do IFBA de Jaguaquara, ocasião em que tinha como aliado o então prefeito da cidade, Giuliano Martinelli (PP) [relembre], estaria se movimentando nesta reta final do seu mandato e do Governo Bolsonaro para viabilizar a inauguração da unidade anda neste mês. *por Marcos Frahm