Em Apuarema, cidade do Médio Rio de Contas com 6.415 eleitores aptos a votar nas eleições 2024 a política ganha um novo capítulo com a substituição de uma das candidaturas homologadas.
Faltando um mês para o pleito, o atual prefeito e candidato à reeleição Rogério Costa (PSD) teve que buscar uma nova alternativa para composição da chapa governista, que liderada por ele tinha como candidato a vice-prefeito Jaldo Beré (PSD), este que desistiu da disputa e abriu espaço para o ex-prefeito Washington Novais (Solidariedade), que também desistiu, mas de ser candidato a prefeito e aceitou o convite do atual mandatário para ocupar a vaga de vice.
O imbróglio pela posição de vice também mexe com a chapa da oposição, que tem como líder o professor e candidato do Avante, Betão, da Coligação Para Reconstruir Apuarema. É que o ex-prefeito e candidato a vice da chapa oposicionista, Raul Fernandes (Avante) enfrenta um pedido de impugnação da sua candidatura protocolado na Justiça Eleitoral pela Coligação Apuarema no Caminho Certo, sob alegação de que Raul estaria inelegível pela prática de ato de improbidade administrativa. Conforme apurou o Blog do Marcos Frahm, o processo está em prazo recursal. Em meio a este imbróglio pela posição, os dois grupos seguem com as atividades de campanha e a disputa em Apuarema é polarizada.