Após “veto” a Cid Andrade, Jerônimo Rodrigues avança em negociação e deve anunciar João Dude como novo Secom da Bahia

A Bahia deve ter um novo secretário de comunicação: o publicitário João Dude. Informações obtidas pelo Bahia Notícias dão conta que o Dude deve assumir a pasta, após a saída do ex-secretário André Curvello. Jerônimo chegou a sondar outros publicitários do mercado, focando na brevidade para a definição de um responsável pela pasta, devendo anunciar o publicitário ainda nesta semana.

O BN apurou que Dude chegou a receber um contato do governador há um mês, porém teria negado a primeira investida. Após um período de incertezas sobre quem assumiria o cargo, o publicitário foi novamente consultado, contado agora com um encaminhamento do ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Sidônio Palmeira, com quem tem forte relação.

Dude foi diretor de planejamento da Leiaute Propaganda. O publicitário foi sócio-diretor de planejamento e criação da Única Comunicação de 1995 a 2012, formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Marketing e especialista em Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

O nome do também publicitário Cid Andrade chegou a ser cotado, porém, uma série de vetos pesaram na decisão de descartar o nome para o posto.

O Bahia Notícias obteve informações que a insatisfação de aliados e algumas alas do PT, inclusive o ministro da Casa Civil Rui Costa, podem ter surtido efeito na decisão do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em desfazer a nomeação. Ligado diretamente ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Cid já teria expressado algumas críticas a Rui em grupos de publicitários, o que teria chegado aos ouvidos do ex-governador baiano.

Apesar de tentar “contornar o mal-estar”, o governador Jerônimo Rodrigues pode não manter a nomeação que já teria sido ajustada anteriormente, segundo aliados próximos do gestor. Com um cenário incerto, o movimento que estaria sendo cotado é de um retorno de Cid para Brasília, na coordenação geral de assuntos corporativos da assessoria de comunicação do Ministério da Fazenda, posto que atuava. O fato ocorreria mesmo com outras lideranças da gestão dando como certa a nomeação, com o publicitário tendo participado de algumas reuniões de alinhamento da comunicação do governo durante o Carnaval.

COMUNICAÇÃO BAIANA
A saída de André Curvello da Secretaria de Comunicação do governo de Jerônimo Rodrigues (PT), no final de 2024, deixou uma lacuna na gestão estadual. Pouco mais de três meses depois da mudança, o governo mantém a movimentação para encontrar um substituto, tendo sondado nomes como Flávio Gonçalves, do Irdeb, e o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro. Interlocutores da gestão apontaram que Bruno Monteiro não sairia da Cultura, por possuir algumas pendências e projetos futuros na atual pasta.

O outro cotado, Flávio Gonçalves, diretor-geral do Irdeb, que esteve cotado para presidir a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), poderia voltar para a bolsa de apostas. No entanto, no governo, ele é tratado como um excelente gestor do Irdeb, mas sem o perfil para assumir uma secretaria.

*Por Mauricio Leiro / BN