Os povos indígenas também têm sofrido com a chuva que há dias causa transtornos em toda a Bahia. De acordo com lideranças, diversas aldeias estão isoladas após a interdição de acessos.
Em Coroa Vermelha, na cidade de Santa Cruz Cabrália, a ponte que dá acesso à aldeia Barra Velha caiu. Com isso, não é possível acessar o local.
”De Buerarema até Prado a situação de todas as aldeias está bem crítica. Nós do povo Pataxó estamos tentando arrecadar dinheiro para ajudar os parentes na aldeia Barra Velha porque estamos sem acesso. A ponte que chegava à comunidade caiu e o rio está com a correnteza muito forte, impossibilitando a chegada por barco também”, contou ao g1 a chef de cozinha Deborah Martins, do povo pataxó.
Lideranças indígenas têm percorrido as aldeias onde é possível chegar de carro para entregar donativos. Em outros pontos, as ajudas têm sido através de transferências bancárias ou donativos levados por helicópteros.
Eles ainda pedem doações de alimentos não perecíveis, colchões, cobertores, produtos de higiene pessoal, álcool em gel e roupas. As doações podem ser feitas no Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, que fica no km 7 da BR-367 em Santa Cruz Cabrália.G1