O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, comentou sobre a declaração do deputado federal Luciano Bivar (União-PE), que presidia a legenda, em relação ao partido caminhar com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em uma possível busca pela reeleição em 2026. Neto “cutucou” o ex-mandatário do União Brasil e ironizou a permanência do parlamentar no partido durante entrevista à imprensa na Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (16).
”Bivar ainda está na União Brasil? Não sabia não. Bivar não existe mais. O partido ainda não abriu essa discussão de 2026, a gente reconhece que existe uma parte das bancadas, principalmente das bancadas que têm uma relação mais próxima com o governo, mas isso não quer dizer nada em relação à posição oficial do partido. Honestamente, eu aposto hoje todas as minhas fichas e uma candidatura própria da União do Brasil em torno do nome de Ronaldo Caiado”, disse ACM Neto.
O ex-prefeito de Salvador afirmou que, caso o partido abrisse uma discussão interna, provavelmente, a legenda migraria para a oposição ao governo Lula. Questionado se a movimentação de apoiar o petista em 2026 pode impactar sua candidatura ao governo do estado, Neto admitiu que “nem avalia” a possibilidade do União Brasil integrar a campanha de Lula na próxima eleição.
”Eu nem avalio esse cenário. Ao contrário, se a gente fosse abrir uma discussão hoje mais ampla no partido, seja na Executiva Nacional, seja nas bases partidárias, o partido iria para a oposição. A gente não está na oposição em respeito. A um conjunto de deputados que dialogam com o governo e aos ministros que são do partido. Agora, não tenho dúvida que o desejo da base e da executiva não é marchar com o PT” afirmou Neto.