Os relacionamentos que mantemos todos os dias em família, no trabalho, nos círculos sociais e, inclusive o relacionamento que mantemos conosco, norteiam nossa existência. Existem pessoas que dizem que vivem bem sozinhas, mas em realidade precisam cultivar os relacionamentos diariamente.
“O homem é um ser (animal) social”, afirmou Aristóteles. No entanto, essa afirmativa não avisa que, muitas vezes, há a necessidade do aprendizado em ser sociável, para melhor convivência e crescimento pessoais.
Talvez pela necessidade da prática social salutar, a maior parte das empresas, na atualidade, entende que o seu resultado depende das pessoas. Depende do relacionamento do gestor com a equipe, depende do relacionamento dos indivíduos da equipe, depende de todos.
Nunca se investiu tanto nas capacitações de equipes, para que consigam alcançar o melhor desempenho. Sugere-se que as empresas percebam a importância das Relações Interpessoais.
De modo lógico, melhorando as relações com o outro, as afinidades como um todo na vida da empresa, começariam a ser melhoradas. Sem esquecer de que cada qual, em sua individualidade, deve ser respeitado.
É necessário aceitar o outro da maneira com que ele se apresenta e não como gostaríamos que ele se apresentasse. Já pensou se todas as pessoas fossem como gostaríamos que elas fossem?
Há algum tempo as instituições que tratam as pessoas apenas como recursos vêm perdendo espaço. Hoje, a moderna Gestão de Pessoas enfatiza que as organizações precisam de pessoas saudáveis para alcançar maiores resultados positivos. Por isso,o investimento continuado nas relações interpessoais e, também pelo mesmo motivo, o enfoque de que o humano é o bem mais precioso.
Essa preocupação atual com a Gestão de pessoas, esse cuidado em potencializar o capital humano, esse novo destaque na maneira de como lidar com o indivíduo, nas instituições, acaba agregando valor ao produto final gerado pelas empresas.
Isto porque, de modo geral, relacionar-se bem uns com os outros implica em criar um ambiente favorável às corporações. Numa equipe, todos são importantes e especiais. Cada um, em sua singularidade, agrega valor. Por isso, trate o outro como gostaria de ser tratado: cuide , importe-se , ame, compartilhe da melhor maneira e seja a melhor pessoa que puder ser.
Jaciara Santos é coach pessoal e profissional