Os números do Ibope ontem divulgados pela TV Bahia mostram um detalhe curioso em relação aos do Babesp, ou DataNilo: eles são similares em todos os itens, menos entre os dois principais candidatos ao governo, Rui Costa, governista, e Paulo Souto. Na avaliação do governo de Jaques Wagner, os dois apontam 29 de bom e ótimo; na regular, o Ibope dá 41 e o Babesp, 39 (empate técnico); e no ruim/péssimo, 26 a 26. Com Rui Costa, os dois se igualam. O Ibope dá 27 e o Babesp, 28. Com Lídice também, 7 para o primeiro e 9 para o segundo (também empate).
E nos demais candidatos, tudo igual. A divergência substancial está com Paulo Souto. O Ibope aponta 43 e o Babesp, 37, nada menos que seis pontos de diferença. Outro detalhe: no somatório do Ibope, os da oposição juntos totalizam 37, contra 43 de Souto. Por aí, não dá segundo turno. No Babesp, Souto tem 37; Rui, 28; Lídice, 9; Marcos Mendes, 1; e Renata Mallet, 1, totalizando 39, o que configura o segundo turno.
Em suma, mais uma vez, alguém está mentindo. É só esperar a urna e conferir. Senado – Na disputa do Senado deu Geddel 33, Otto Alencar 29 e Eliana Calmon 4. Traduzindo: Otto encostou em Geddel, que diz não estar preocupado: – Eu não discuto pesquisa. Vou ganhar a eleição por um voto. Fala Rui – Rui Costa diz que não dá importância aos números do Ibope, por ele chamado de DataNeto. – Agora, na reta de chegada, ele ajusta os números para não ficar desmoralizado.
Por Levi Vasconcelos