Foto: Divulgação
No dia 1º de outubro é comemorado o Dia Nacional e Internacional do Idoso. A data comemorativa é importante para lembrar os avanços em relação à qualidade de vida dessas pessoas e das condições que elas precisam para viver bem. Para se chegar a um envelhecimento saudável e ativo especialistas recomendam bons hábitos de vida como, alimentação saudável, atividade física, diminuição ou realmente retirada do tabagismo, do uso de bebidas alcoólicas e se manter ativo da melhor maneira possível. A diminuição significativa da automedicação também é importante para uma vida saudável. Um idoso saudável tem sua autonomia preservada, tanto a independência física e psicológica.
Um relatório de uma agência ligada às Organizações das Nações Unidas (ONU) afirmou nesta segunda-feira (1º) que, nos próximos dez anos, o número de pessoas com mais de 60 anos no planeta vai aumentar em quase 200 milhões, superando a marca de um bilhão de pessoas. No Brasil essa população chega a 21 milhões de pessoas, aqui em Vitória da Conquista esta população é pouco mais de 30 mil habitantes, o que equivale a 10% da população.
A previsão é que o número de idosos triplique de hoje até 2050 – passando de 21 milhões para 64 milhões, no Brasil. Por essas previsões, a proporção de pessoas mais velhas no total da população brasileira passaria de 10%, em 2012, para 29%, em 2050.
Um dos problemas enfrentados pelos idosos, segundo a ONU, é a discriminação. O relatório fala que – apesar de 47% dos homens idosos e 24% das mulheres idosas participarem do mercado de trabalho, o preconceito por parte de empresas durante uma seleção para emprego e de colegas de trabalho no dia a dia ainda é intenso.