Apesar da recente recuperação da BR-420, no Vale do Jiquiriçá, usuários da rodovia estão bastante preocupados com a situação da estrada, no trecho que compreende os municípios de Jaguaquara e Itaquara. São 10 km que separam os dois municípios, e entre uma cidade e outra, o número de acidentes tem sido assustador nos últimos anos. Em uma das curvas mais sinuosas do trecho, localiza-se uma ponte, construída há décadas e que já se tornou palco de vários acidentes, inclusive com vítimas fatais.
O mais recente acidente aconteceu no início da manhã de quinta-feira (1º), envolvendo um motociclista identificado como Rogério Santos Silva, que pilotava uma moto de placa JSE – 1652. De acordo com a Policia Rodoviária Federal o motociclista, residente no bairro São Jorge, em Jaguaquara, retornava de uma festa na cidade de Itaquara quando perdeu o controle da direção e bateu com a moto na mureta de proteção da ponte. Rogério sofreu lesões graves e está internado no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié.
Em maio de 2012, três pessoas da mesma família morreram quando o carro em que viajavam bateu na referida ponte sobre o rio Jiquiriçá, na BR-420. Outros três ocupantes do carro, entre eles uma criança de 4 anos, ficaram feridos e foram socorridos na ocasião para o Hospital Prado Valadares. O excesso de velocidade é o fator que mais causa acidentes na ponte, segundo aponta a PRF, além do mato alto às margens da estrada que atrapalha a visibilidade dos motoristas.
Fotos: Blog Marcos Frahm