”Não tenho dúvidas de que a avaliação da população não é boa quanto a nossa administração. Estamos enfrentando dificuldades, mas as coisas vão melhorar”. Desta forma reage o prefeito de Itiruçu, Wagner Novaes (PSDB), quando reflete sobre seus onze meses á frente do Executivo Municipal. O tucano admite que o município passa por uma crise financeira, provocada por frustrações de receitas, mas revela otimismo para 2014. ”Esse ano foi de muitas dificuldades, mas quem planta colhe e nós plantamos muito. 2014 será o ano da colheita, nós vamos desmanchar essa imagem de prefeito sumido, de prefeito que não está dando atenção ao município. Na segunda-feira eu estarei assinando convênio junto a Caixa Econômica para construção de uma grande obra. Trata-se do portal da cidade, com boa iluminação, com ciclovias e Itiruçu vai ganhar muito com isso. Nós estamos também firmando parceria com o Ministério da Integração, para liberação de recursos de cerca de dois milhões e oitocentos mil reais, que serão investidos em obras de drenagem das águas pluviais, para evitar transtornos para os moradores em época de chuva”, ressalta.
Num rápido balanço dos erros e acertos, Wagner acusa a gestão anterior de ter deixado obras paralisadas e dívidas que comprometem a sua administração. ”Nós pegamos várias obras paralisadas, que se arrastam há anos. O estádio de futebol não foi concluído e agora a prefeitura vai entrar com a contrapartida para tocar a obra. Uma obra de recuperação da praça do jardim, no centro da cidade, estava com a verba perdida, mas nós fomos a Brasília, nos empenhamos e conseguimos resgatar a verba. Uma pavimentação no bairro Andaraí também estava abandonada e todas essas obras estão sendo retomadas em nosso governo”, destaca o gestor, que não deixa de lamentar a queda de receitas. ”As dificuldades foram muitas nesse ano, com a queda do FPM, mas no ano que vem Itiruçu vai receber muitos recursos, através de emendas parlamentares, através dos nossos esforços com a elaboração de projetos. Eu peço paciência ao povo de Itiruçu, porque a gestão do ex-prefeito errou muito e tudo isso ainda nos atrapalha. A cidade vem perdendo cerca de quatrocentos mil por mês, porque a gestão passada não deu suporte aos técnicos do IBGE e houve equívoco na realização do senso geral da população. Os técnicos erraram quando fecharam o senso. Itiruçu não tem apenas 12 mil habitantes. O ex-prefeito teria que entrar com uma ação contra o IBGE no tempo certo, mostrando que a cidade tem mais habitantes. Mas, nos estamos nos esforçando. Com uma chance pequena de êxito, vamos entrar com um mandato de segurança para tentarmos reverter à situação e livrar Itiruçu dessa perda de quatrocentos mil reais por mês”, promete.
Muito criticado por não está presente constantemente no município, Wagner afirma que, durante o período em que esteve afastado, conseguiu, após peregrinação a ministérios, aprovar projetos de obras importantes e assegura que 2014 será o ”ano da inveja” aos gestores de municípios vizinhos. ”No próximo ano, muitas pessoas vão questionar o porquê que só Wagner está trabalhando? Só Wagner constrói obras e os outros prefeitos não?”, Sonha o tucano. As declarações foram dadas ontem em entrevista ao Blog Marcos Frahm.
Fotos: Blog Marcos Frahm