Parceria entre Prefeitura de Jequié e Governo do Estado vai ofertar mais de dois mil exames no Mutirão de Rastreamento do Câncer de Mama

Durante reunião, foram discutidas as estratégias. Foto: Prefeitura de Jequié

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), estará realizando o Mutirão de Rastreamento do Câncer de Mama, tendo objetivo principal detectar precocemente a doença, ampliando as chances de tratamento e cura. Em reunião realizada na quarta-feira (15), com as presenças do secretário de Saúde, Marlon Pereira, e das representantes da SESAB, Jane Glaucia Souza Araújo e Maristela Silva Lessa, foram discutidas as estratégias para a execução da ação que será iniciada no dia 3 até o dia 19 de fevereiro, na Praça da Bandeira.

A iniciativa faz parte da ampliação do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, que deverá beneficiar mais de duas mil mulheres, com a faixa etária de 50 a 69 anos. Para ser atendida, a paciente deverá procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, levando o documento de identidade, Cartão do SUS e comprovante de residência. Na Unidade será feito o cadastramento e o encaminhamento para o atendimento e, após a mamografia, serão realizados os exames diagnósticos complementares para as mulheres que apresentarem imagens inconclusivas e as que tiverem diagnóstico positivo serão encaminhadas, através do programa, para tratamento em unidades de Alta Complexidade, referência em Oncologia.

”nicialmente, queremos agradecer ao Governo do Estado pelo apoio e reafirmar que o nosso compromisso é com o bem-estar e a qualidade de vida dos jequieenses. Por este motivo, estaremos com toda a equipe da Secretaria de Saúde empenhada na realização desse projeto, buscando contribuir positivamente com a Saúde das nossas mulheres, já que com o rastreamento e a possibilidade de identificação do câncer de mama de forma precoce, temos muito mais chances de cura da doença. Então, essa ferramenta que estaremos colocando em ação poderá ajudar muitas mulheres.”, destacou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.