Presidente Lula lança programa Mais Professores para o Brasil: ”Incentivo para qualificar melhor as pessoas”

Lula reconheceu o valor da profissão. Foto: Ricardo Stuckert/Secom-PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou o seu compromisso com o fomento à educação ao lançar nesta terça-feira, 14 de janeiro, no Palácio do Planalto, o programa Mais Professores para o Brasil. A iniciativa reúne um conjunto de ações integradas para promover a valorização e a qualificação dos professores da educação básica, assim como o incentivo à docência. Estima-se que o programa vai beneficiar cerca de 50 milhões de educadores e estudantes em todo o país.

”A criança, quando levanta de manhã, não pode imaginar que vai pro sofrimento na escola. Ela tem que ter na cabeça que vai para um lugar extraordinário, vai encontrar uma professora e um professor alegres, que vão cuidar dele. É isso que motiva uma criança a ir para a escola. E é por isso que a gente quer que as pessoas não desistam de serem professores. Por isso estamos dando esse incentivo para qualificar melhor as pessoas”, destacou Lula na cerimônia de lançamento do Mais Professores para o Brasil.

Em seu discurso, Lula reconheceu o valor da profissão, além de seus desafios, e pontuou a relevância do programa para promover melhores condições a esses profissionais. ”Se a gente não motivar que professor e professora seja uma profissão promissora, que dê a eles a certeza de que estão trabalhando em benefício das pessoas e que o Estado poderá ajudá-lo. Então, são essas coisas que nós temos que cuidar e é o que nós estamos fazendo aqui”, declarou.

Lula também lembrou medidas anunciadas pelo Governo Federal para fortalecer a educação, como a construção de 100 novos Institutos Federais no país e a meta de alfabetizar 80% das crianças na idade adequada até 2030, em parceria com estados e municípios. ”É a formação intelectual do nosso povo, a nossa formação profissional, que faz com que o país possa crescer economicamente e culturalmente, e possa ter competitividade e qualidade nas coisas que faz”, frisou.