Diplomado vereador, Augusto Vasconcelos comenta proposta de CPI da Operação Overclean na Câmara de Salvador

Augusto Vasconcelos é diplomado vereador. Foto: Divulgação / TRE-BA

Presente na cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos de Salvador, evento promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) nesta quarta-feira (18), o vereador eleito e futuro secretário da Setre (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) Augusto Vasconcelos (PCdoB), comentou sobre as expectativas do legislativo soteropolitano para 2025.

”É um momento de muita honra participar dessa diplomação, porque é o resultado que nós obtivemos nas urnas, a confiança da população de Salvador, para que nós possamos continuar essa atuação. Fui convidado agora pelo governador e também tive a confiança do meu partido, do PCdoB, mas vou tomar posse sim, na Câmara Municipal dia 1º [de janeiro]. Fizemos um mandato realmente muito atuante e vamos levar toda essa energia e essa experiência que nós acumulamos para dentro do executivo”, disse ao Bahia Notícias.

Em resposta a uma manifestação do vereador eleito pelo PSOL, Hamilton Assis, solicitando uma investigação com relação aos envolvimento de um diretor da Secretaria Municipal de Educação na Operação Overclean, Vasconcelos aponta que espera que uma Comissão Especial de Investigação (CEI) possa ser instalada.

”A convocação de uma CEI exige a assinatura de um terço dos parlamentares, então, precisaríamos ter um número de assinaturas que só a bancada atual de oposição não conseguiria. Mas acho válido pautar esse tema, porque a Câmara é um órgão fiscalizador do Executivo. Então, se tem recursos do município envolvidos, a Câmara Municipal tem esse papel fiscalizador e eu acho legítimo o pleito. e vamos acompanhar esses desdobramentos, mas para que haja a convocação de fato da CPI, é necessário também que os parlamentares ligados à situação também assinem para alcançar esse quórum”, ressalta.

Sobre alternância de poder na liderança da oposição na Casa, Augusto sucinta que o mecanismo de alternância deve ser mantido para o próximo mandato: ”Eu acho que isso foi muito positivo, garantiu a pluralidade e a oportunidade para que todos os partidos exercessem a liderança da oposição, que apesar de ser menor na Câmara Municipal, é uma oposição muito qualificada, com parlamentares de trajetória política consolidada, de atuação nos movimentos populares. e eu tenho certeza que a oposição vai dar grandes contribuições para a cidade”, conclui. Com informações do site Bahia Notícias