Sucessão de Alan Sanches na oposição da AL-BA ganha ”novo nome”, mas decisão se afunila entre Samuel Jr. e Tiago Correia

Os deputados que compõem a minoria (oposição) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) se reuniram durante a tarde desta terça-feira (10) para discutir a sucessão de Alan Sanches (União) na liderança do bloco a partir do próximo ano. Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, a discussão ganhou novos ares após o deputado Marcinho Oliveira (União) se colocar à disposição.

Até então a disputa interna dentro do bloco se limitava aos nomes de Tiago Correia, presidente estadual do PSDB, e o deputado Samuel Júnior (Republicanos). Marcinho teria declarado pela primeira vez publicamente o interesse em ocupar a liderança durante o encontro, surpreendendo alguns parlamentares.

Contudo, segundo interlocutores, apesar do interesse de Marcinho, a decisão deve se limitar entre Tiago e Samuel, que já vinham construindo os diálogos para suceder Alan Sanches.

Inclusive, um deputado do bloco de oposição chegou a contar à reportagem que até a reunião desta terça, havia um clima acirrado entre os dois parlamentares. Segundo ele, após o encontro, as questões foram pacificadas, colaborando para os diálogos para decidir o sucessor de Alan Sanches.

A informação de tensão, no entanto, foi negada pelo deputado Samuel Jr. (Republicanos) em conversa com o Bahia Notícias. Segundo ele, a reunião serviu para avançar os diálogos em relação à sucessão de Alan Sanches, mas que não houve “pacificação”, pois não havia atrito com Tiago Correia.

”Não ficou pacificado porque não tem guerra, a gente só pacifica onde tem guerra. Não existe nenhuma disputa entre a gente. Conversamos um pouco hoje, e ficou da gente voltar a conversar para ver se buscamos esse entendimento e avançar. Apenas existe o sentimento de querer ser o líder, mas a gente vai ser entender bem”, contou Samuel.

O parlamentar também esclareceu que a indicação do próximo líder da oposição deve ser decidida na próxima semana, na terça (17), após uma nova reunião entre a bancada. Samuel Jr. disse que a designação do próximo líder será decidida em consenso, sem ocorrer disputa entre os membros da bancada de oposição.

”O que eu acho que é o sentimento de todos, ou de quase todos, é de que não haja é disputa. Não querendo desmerecer a mim, nem a Tiago. Mas acredito também pelo sentimento da gente ser reduzido, para que não tenha uma disputa entre nós. Alan deve saber mais do que eu, mas acredito que isso deve ser decidido na próxima terça-feira”, disse o deputado.

Alan já declarou publicamente que não possui o interesse em seguir como líder da oposição na Assembleia. Com ”candidatura” já lançada, ele se prepara para atingir ”voos mais altos” e se articula para sua campanha como deputado federal nas eleições de 2026.