Vale do Jiquiriçá: Danilo diz que alteração em estatuto do CONVALE para eleição teve aprovação dos prefeitos

Danilo comenta sobre ameaça de processo de Portela. Foto: Marcos Frahm

O atual presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá – CONVALE, Danilo Italiano (PSD), prefeito de Nova Itarana, quebrou o silêncio sobre a ameaça do prefeito eleito de Maracás, Nelson Portela (PT), de ingressar na Justiça com uma ação as regras exigidas pelo estatuto da entidade para participação dos gestores no processo eleitoral para escolha da nova mesa-diretora, que só acontecerá em janeiro, mas que já está em efervescência nos bastidores.

A questão é que, entre as regras exigidas pelo estatuto, apenas prefeitos reeleitos devem disputar. Nelson, que foi prefeito até 2012 e passou pela presidência do Consórcio, contesta as cláusulas e diz que houve alteração das regras em 12 de setembro deste ano e que isso seria inconstitucional. Em recente entrevista ao Blog do Marcos Frahm, Portela revelou [relembre] que quer disputar a presidência e relembrou que o ex-prefeito de Planaltino, Zeca Braga (PSD), chegou a ser eleito presidente do consórcio público municipal quando ainda era denominado MERCOVALE [relembre] e que na ocasião não teria sido reeleito prefeito.

Já o presidente do CONVALE nega irregularidade e diz que a alteração teve a anuência dos 20 prefeitos que compõe o consórcio. ”Agora em dezembro nós vamos publicar a data da eleição e convocar todos os prefeitos eleitos e reeleitos. Na época que aconteceu um bate-chapa entre os prefeitos de Lafaiete Coutinho e de Planaltino, teve um acerto, pra que não tivesse esse desgaste e colocasse no protocolo de intenções, assim foi feito. Com essas parcerias que a gente está fazendo com o Governo do Estado, a gente teve que mudar várias leis dentro do protocolo, para que pudessem ser ajustadas algumas regras, foi acordado entre os prefeitos”, justificou Danilo, que relembrou o bate-chapa que terminou em consenso e com a vitória do então prefeito de Lafaiete em 2017, João Freitas, que na ocasião, depois de uma disputa interna com o recuo de Zeca Braga (PSD) de Planaltino foi escolhido para o biênio 2017-2018.