O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) que teria publicado em outubro edital nº 14/2024 do Processo Seletivo Simplificado para a contratação de Professores substitutos no campus Jaguaquara, agora abre outro Processo para o ingresso de estudantes do Curso de Agroecologia. Segundo o diretor Fernando Paixão, os cursos regulares serão iniciados na unidade e o processo aberto anteriormente para a contratação de docentes terminará em dezembro, e para o curso de Agroecologia, serão oferecidas 45 vagas, com ingresso para 2025.
”Uma grande novidade. A gente está muito feliz, porque a gente, de fato, irá iniciar os cursos regulares no IFBA. Já estamos com processo em andamento para contratação de professores, esse processo termina em dezembro, para que, em 2025, no início, os professores já estejam aqui e também nós estamos lançando o edital para seleção dos alunos do ensino médio, que irão estudar aqui no ano que vem. Nós estamos lançando 45 vagas para o curso técnico em Agroecologia, um curso integrado, em que o aluno tem aula todos os dias, alguns dias o dia inteiro, outros dias não, mas geralmente, o aluno do IFBA, ele fica na escola a semana inteira, porque além do ensino, nós temos a pesquisa e extensão, trabalhamos muito os projetos de iniciação científica, as pesquisas em que os alunos tem a oportunidade de conhecer outros espaços, fazer intercâmbios fora do país, isso é para fortalecer o aprendizado e a capacitação do aluno também para o mundo do trabalho”, explicou.
Fernando destaca a importância da implantação do curso de Agroecologia, na unidade de Jaguaquara, para a formação de profissionais da área numa região que tem a agricultura como principal atividade econômica, o Vale do Jiquiriçá. A Agroecologia é a atividade responsável por pensar e executar a agricultura atrelada à ecologia. Dessa forma, propõe-se um modelo agrícola que reduza os impactos ao meio ambiente e utilize os recursos naturais de forma mais consciente.
Fernando também ressalta a importância do ato inaugural do IFBA, que apesar de ter autorizado pelo MEC o seu funcionamento em 2023, ainda não ocorreu e quando acontecer irá impulsionar as atividades com o ingresso de servidores e estudantes, o campus foi criado para acolher um mil e duzentos alunos. ”Após o ato inaugural, é que você recebe, de fato, orçamento, novos servidores, códigos de vagas devem chegar após esse momento de inauguração e a gente vai ter condição de contratar mais profissionais pelo concurso, isso potencializa a estada do campus na região. Nós temos uma projeção de ofertas, que vão desde cursos de capacitação a doutorado. O campus pode ofertar isso tudo, mas é claro que ele precisa de desenvolvimento”. Segundo Fernando, nesse primeiro momento, o IFBA irá ofertar os cursos de Agroecologia, de Gestão e Tecnologia do Agronegócio, Licenciatura Letras-Libras, há uma proposta para educação especial e a possibilidade de implantação do curso de Agronomia. A inauguração para o funcionamento efetivo da unidade como campus deve ocorrer no primeiro semestre de 2025, com a presença de representantes do Ministério da Educação e do IFBA.
Ver essa foto no Instagram