No bojo do falatório, o prefeito reeleito de Jequié, Zé Cocá (PP), seria a principal ameaça à reeleição do deputado federal Leur Lomanto Jr. (UB), com uma possível candidatura a federal. Essa possibilidade já está descartada por Cocá, que garante não se candidatar, nem a estadual nem a federal e diz que deseja concluir o mandato. Claro que não há garantia. Zé, que já foi deputado, diz que não quer disputar o Legislativo agora, mas o prefeito da Cidade Sol tem ambição política e dizem que ele pode até renunciar ao cargo, mas se for para integrar uma chapa majoritária nas eleições 2026. Sobre esses e outros assuntos, o Blog do Marcos Frahm conversou com Leur Lomanto Jr. (UB), durante sessão solenidade de homenagem ao centenário do seu avô, o ex-governador da Bahia, Antonio Lomanto (In memoriam).
Perguntado sobre a eleição da Câmara dos Deputados, cujo seu partido não terá mais candidato à presidência, com a retirada da candidatura de Elmar Nascimento (UB), Leur afirmou que o União Brasil vai marchar com Hugo Motta (Republicanos). ”O partido tinha uma candidatura legítima do deputado Elmar Nascimento, mas após diversas conversas e reuniões, o deputado Hugo Motta, que é meu amigo, mostrou uma grande viabilidade de fazer consenso entre todos os partidos e o União Brasil se associou aos demais partidos em apoio a candidatura de Hugo, um jovem, mas com muita experiência e que tem uma grande capacidade de dialogar”, disse Leur.
Abordado sobre o futuro político de Cocá, de quem tem se tornado muito próximo, inclusive com destinação de grande parte de suas emendas parlamentares para turbinar a gestão do aliado em Jequié o deputado revelou que o seu desejo é o de que o prefeito permaneça na oposição. ”Converso muito com o prefeito Zé Cocá, ele está, no momento, focado em dar início a sua nova gestão como prefeito de Jequié, já demonstrou a sua capacidade de aglutinação política, principalmente a sua capacidade de entrega, tanto é que foi eleito o prefeito com a maior vitória proporcional do Brasil, tem um futuro brilhante pela frente. Se depender do deputado Leur o prefeito continuará marchando num projeto junto conosco, do União Brasil, do PP”, afirmou.
Leur falou também do legado de Lomanto, homenageado pela Câmara de Jequié, por onde passou como vereador mais jovem, aos 22 anos à época, em 1947. ”Uma responsabilidade enorme, dar continuidade a uma história de honestidade, transparência, simplicidade e de trabalho pela Bahia”.
Ver essa foto no Instagram