Reeleitos vereadores em Jequié e Jaguaquara, Tinho e Nildo Pirôpo buscam presidência em 2025 e estreitam relação

Tinho e Nildo Pirôpo discutem parceria. Foto: Blog do Marcos Frahm

Reeleitos vereadores nos dois maiores municípios dos territórios Médio Rio de Contas e Vale do Jiquiriçá, Tinho (PDT), de Jequié, e Nildo Pirôpo (PT), de Jaguaquara tentarão renovar também os mandatos de presidentes do Legislativo nos respectivos municípios. Na Cidade Sol, Tinho vai exercer o terceiro de vereador ao ser reeleito nas eleições de (06) de outubro conquistando nas urnas 1.2345 votos.

Ele deve continuar na presidência da Casa, buscando o quinto mandato de presidente e, para isso, já conta com os outros 18 vereadores, tanto dos 15 da base do prefeito Zé Cocá (PP) quanto dos 04 da oposição, que já garantiram apoio a sua reeleição. ”A eleição é dia primeiro de janeiro, mas desde já agradecer pelo apoio, pela confiança, dizer que a gente está à disposição. Minha gratidão a todos, independente de lado, acho que a gratidão e isso e desejar boa sorte a Nildo Pirôpo e a gente se coloca a disposição para trocar experiências, porque é uma região que precisa sair fortalecida”, disse Tinho, ao lado do colega Pirôpo, durante entre ambos nesta sexta-feira (18), em Jequié.

Em Jaguaquara, Nildo foi reeleito para o sexto mandato e saiu das urnas como o vereador mais votado da história do município, com 1.813 votos e também quer continuar na presidência, cargo que exerce pela segunda vez. Entretanto, a sua candidatura à reeleição na condição de líder do Poder Legislativo da Toca da Onça ainda não está garantida e o edil busca apoio da prefeita reeleita, Edione Agostinone (PT), como forma de retribuição a defesa veemente que fez da gestão municipal no atual mandato, tendo contribuído para evitar pautas polêmicas e atuou nos bastidores para consolidar a base governista, que finda a atual Legislatura com 12 vereadores da situação e 3 opositores. Vale ressaltar que, a partir de 2025, o número de vereadores diminuirá em Jaguaquara, saindo dos 15 parlamentares para 13 edis, diante do decréscimo populacional após o Censo do IBGE e por esta razão a busca do voto para presidente deve ser mais espinhosa. Isso porque o vereador Élio Boa Sorte, do mesmo partido, PT, que já passou pela presidência entre 2015 e 2018 tentará retornar e fará enfrentamento a Pirôpo. ”Eu estou conversando com meus colegas vereadores, do partido. Sou candidato se for indicado pela prefeita Edione, foi um acordo que fiz com ela antes do período eleitoral, onde se cogitava o meu nome para vice e a gente cogitou que eu iria continuar na Câmara. Por isso, estou esperançoso, vamos conversar com os vereadores para uma chapa de consenso’’, disse Nildo que reforçou a manutenção da boa relação com a Câmara de Jequié e promete discutir a municipalização do trânsito, que já é realidade na cidade vizinha. ”A gente tem uma bandeira que eu defendo que a municipalização do trânsito e como presidente eu vou procurar o nosso amigo Tinho, para juntos a geste estar discutindo”.