Cientista político avalia saldo positivo das eleições para o PT na Bahia, mas sinaliza ”tensões” para 2026

O cientista político Luís Antônio Costa realizou um balanço do PT, do governador Jerônimo Rodrigues (PT) nas eleições deste ano, e avaliou que o saldo do partido foi “positivo” após crescer no número de prefeituras. No entanto, em entrevista ao podcast Projeto Prisma, do Bahia Notícias, nesta segunda-feira (7), o especialista também sinalizou que a legenda deve ficar atenta para possíveis tensões para a disputa eleitoral de 2026.

”Acredito que, do ponto de vista do PT enquanto máquina de gestão do governo, ele ainda tem um saldo positivo, cresceu o número de prefeituras. Acho que tem que gerenciar uma briga embaixo da mesa sobre qual que vai ser o papel de Jerônimo, se vai ser candidato, se vem Rui [Costa]. Tem sinais de que existem tensões em relação a isso. Então ele [PT] deve tomar cuidado em relação a gestão da máquina”, avaliou Costa.

Apesar do ”saldo positivo” nas prefeituras, o cientista também fez um balanço crítico em relação ao PT do ponto de vista ideológico. Segundo ele, o partido tem se afastado de pautas atreladas à esquerda. O especialista afirmou que há um ”esfarelamento ideológico” e citou a candidatura de Geraldo Jr (MDB) em Salvador.

”O PT enquanto partido deveria estar mais preocupado porque a impressão que eu tenho é que há um esfarelamento da sua capacidade de disputa ideológica na sociedade. Isso é perceptível em diversos aspectos. Salvador talvez seja o grande ‘case de sucesso’ de como esse partido está perdendo impulso ideológico”, disse Costa.