Marcado pela ausência do atual prefeito e candidato a reeleição Bruno Reis (União), o debate da TV Bahia, em Salvador, nesta quinta-feira (3), foi focado em críticas a atual gestão. Com a presença de Geraldo Jr. (MDB) e Kléber Rosa (PSOL), os candidatos investiram a oportunidade para apontar questões relacionadas a prefeitura.
O primeiro bloco foi marcado por falas de Kléber e Geraldo Jr. relacionadas a temas como sustentabilidade, meio ambiente e segurança pública. ”Lamentavelmente, no nosso município, o candidato Bruno se nega à responsabilidade de assumir a segurança pública. O índice de feminicídio tem aumentado, as mulheres são alvo de diversas naturezas, é muito importante que tenhamos política de proteção à vida das mulheres. Falar sobre segurança pública é enfrentar o racismo e a prioridade de proteger a vida das mulheres”, indicou Kleber Rosa.
”Nós continuaremos com o enfrentamento ao crime organizado (…) precisamos de uma política de cidadania e uma cultura da paz’, acrescentou Geraldo Jr, durante sua tréplica.
No segundo bloco, jornalistas fizeram questionamentos aos candidatos, sendo iniciado novamente pelo tema da segurança pública. ”Eu como vice-governador, ao lado de Jerônimo Rodrigues, vamos valorizar a cada dia que passa os nossos homens e mulheres, com promoções e avanços. Vamos enfrentar o crime organizado”, iniciou Geraldo Jr.
Kléber completou indicando que existe um fracasso da segurança pública. “A gente sabe que o problema da segurança não atinge a todas as pessoas de forma igual. Nós, a população negra, somos os mais afetados. Dediquei a minha vida a lutar pela garantia de dignidade”, disse.
Outro tema tratado no segundo bloco foi a saúde. Direcionada a Kléber Rosa, a questão foi classificada como primordial. “Salvador é uma cidade forte do ponto de vista da sua economia. O problema não é falta de recurso e sim má gestão. A maioria dos serviços públicos está privatizada. O prefeito contrata empresas privadas para prestar serviços públicos (…) Nós vamos cuidar da saúde aplicando de forma republicana o recurso dos SUS”, disse.
Já Geraldo Jr acrescentou dizendo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu novas policlínicas. ”Ele já garantiu 300 equipes de saúde da família para nossa cidade”, apontou.
O terceiro bloco teve uma dinâmica diferente. As perguntas foram feitas pelo público, de forma gravada, com o tema inicial proposto sendo o transporte público, com direcionamento a Geraldo Jr. “Nós demos a ordem de Serviço da Calçada até Paripe. Vamos integrar o transporte rodoviário da cidade, trazer os ônibus de volta”, disse.
Kleber Rosa comentou o tema. ”Meu compromisso é com a tarifa zero. O transporte público para toda a população. É uma promessa de candidato que sabe o que fala. A tarifa zero já é uma realidade”, acrescentou.
No segundo questionamento feito, desta vez direcionado a Kleber Rosa, a pergunta tratou sobre cultura. “Nós temos diversos programas que atendem os bairros. Um deles, voltado para a Juventude, os ‘Cucas’. É uma forma de garantir que a juventude tenha acesso a esses espaços, com perspectiva de futuro. Disputar a consciência da nossa juventude, para que ela acredite no futuro, é fudamental”, explicou Kléber.
Já Geraldo comentou o tema indicando que tem projetos no programa de governo. ”Vamos criar polos criativos. Vamos envolver a juventude, valorizar a cultura do nosso povo”, disse.
O último bloco foi marcado pelo confronto direto. Kléber questionou Geraldo Jr. sobre o posicionamento político e apontou o passado do candidato. “Não estou pedindo apoio. Já tenho o apoio do presidente Lula. Tenho o maior respeito, mas supera o passado e apresenta novas propostas. Honro o grupo político que participo, fomos eleitos em 2022 e agradeço seu apoio”, disse Geraldo Jr.
Kléber rebateu e disse que não esquece o passado. ”O passado caminha comigo na minha pele, no meu cabelo, não posso esquecer o passado. Vivo do que o passado me obrigou a fazer. Estou nas lutas populares”, comentou.
O outro questionamento foi a educação com as creches na cidade. ”Sou professor, fui um estudante de escola pública a vida toda, sei a dificuldade do trabalhador estudante de continuar a estudar. Conciliar a educação e o trabalho. Tenho o compromisso de uma vida inteira com a educação, existem três prioridades: zerar a fila de creches, garantir que os professores sejam respeitados com concursos e salários e garantir um programa de educação de jovens e adultos”, disse Kleber Rosa.
Já Geraldo Jr sinalizou sobre a fila da educação. ”Iremos reforçar o trabalho das creches comunitárias, nós assumimos o ensino fundamental I e II”, completou. Nas considerações finais, ambos voltaram a pedir o voto da população soteropolitana apontando os pontos altos dos planos de governo já apresentados e a tragetória de atuação na cidade.