Lideranças estaduais e federais dos seus respectivos partidos, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, marcaram presença em Vitória da Conquista, neste final de semana, para reforçar as campanhas dos aliados em um momento de definições no âmbito político e jurídico.
Rui esteve ao lado do candidato do PT, Waldenor Pereira, em uma caminhada por ruas do Centro da cidade, neste sábado (21). O ministro também concedeu coletiva à imprensa local. Em Conquista, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) tem respeitado a divisão da base aliada e não deve participar de atos eleitorais no município no primeiro turno, uma vez que o MDB tem como candidata a vereadora Lúcia Rocha, também do grupo governista.
Na coletiva, Rui foi questionado sobre o posicionamento de Jerônimo. ”Quem pode falar pelo governador é ele próprio. Mas, pelo que observo, ele é líder de um conjunto de partidos que fazem parte da sua base, e precisa ter um olhar coletivo. Conquista terá segundo turno. Aqui há dois candidatos, então ele está correto em aguardar”, afirmou o ministro.
Rui afirmou que tem mais liberdade para atuar em favor de Waldenor. ”Por isso mesmo estou aqui para declarar apoio ao nosso amigo Waldenor. O presidente Lula (PT) já gravou vídeo declarando que ele é o candidato que tem nosso apoio”.
Já ACM Neto participou de um ato ao lado da prefeita e candidata à reeleição, Sheila Lemos (União), na noite desta sexta-feira (20). Ele desembarcou na cidade ao lado de diversas lideranças da oposição, a exemplo do deputado federal Paulo Azi (União) e dos deputados estaduais Sandro Régis (União), Tiago Correia (PSDB) e Diego Castro (PL).
Sheila enfrenta uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), movida pela coligação de Waldenor para retirá-la da disputa. O julgamento está empatado. ”Estamos aqui hoje para mostrar que Sheila é candidatíssima. Mais candidata do que nunca. Nossos adversários podem até tentar armar alguma coisa na Justiça, mas não tem jeito. A gente sabe que a Justiça prevalece. Que ela continue esse trabalho maravilhoso”, declarou ACM Neto.
O ex-prefeito de Salvador anunciou ainda que estará novamente em Vitória da Conquista no dia 28 de setembro e no dia 5 de outubro, véspera das eleições. Para ele, é estratégico que a oposição continue a governar o terceiro maior colégio eleitoral da Bahia, sobretudo mirando 2026. Com informações do Política Livre