O ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante visita ao município de Ipiaú, no Médio Rio de Contas, na noite deste sábado (21), reafirmou o que teria dito em coletiva de imprensa horas antes na cidade de Vitória da Conquista, ao anunciar que a ViaBahia, Concessionária de Rodovias irá deixar a concessão das BRs 116 e 324.
Rui participava de um comício da candidata à Prefeitura de Ipiaú, Laryssa Dias (PP), e foi perguntado pelo Blog do Marcos Frahm sobre a declaração em relação a ViaBahia, tendo ressaltado que a decisão do Governo Federal, de findar o contrato com a Concessionária, teria sido motivada pelo não cumprimento do contrato por parte da empresa e que a data-limite para que a ViaBahia entrasse em acordo com o Governo foi a última quinta-feira (19), mas que não houve acordo e, a partir de agora, a saída da ViaBahia passará pelo crivo do pleno do Tribunal de Contas da União, que se entender justo e acertado o encaminhamento de retirada da ViaBahia nas condições que estão escritas na negociação, ela sai em 31 de dezembro e até uma nova concessão o Governo assumirá a responsabilidade pela execução de obras nas BRs 116 e 324.
”Desde o dia primeiro de janeiro de 2023, quando nós encontramos mais dezesseis concessões públicas com problemas de execução, de qualidade de serviços, aí nós articulamos com o ministro Renan, dos Transportes, com o Tribunal de Contas da União, e fomos conversar, como podíamos resolver isso. O TCU montou uma câmara de conciliação, para encontrar, em cada caso, uma solução legal, possível e retomar a qualidade e execução dos contratos. Nós conseguimos resolver alguns, mas o prazo para a ViaBahia foi quinta-feira, dia 19, e infelizmente a ViaBahia não apresentou proposta plausível pra resolver o seu problema, da péssima qualidade de serviço. Então, nós solicitamos que eles se retirassem do contrato, foi feita uma negociação que falta ser homologada pelo pleno do Tribunal, ainda vai se reunir, analisar os termos da saída da ViaBahia e, uma vez o Tribunal homologando, o que está escrito, a ViaBahia sai no dia 31 de dezembro, vai embora sem deixar saudades ao povo da Bahia. Já estamos, junto com o ministro Renan, iniciando os projetos e a licitação, para que em janeiro a gente comece a fazer obras de recuperação emergencial, principalmente na BRs 324 e 116”, explicou Rui Costa.