Sétima cidade mais populosa da Bahia e localizada no Litoral Sul, Itabuna conta com 5 candidaturas à prefeitura e outros 378 candidatos a vereador que disputam 21 vagas na Câmara Municipal – proporção de 18 candidaturas para cada vaga disponível. Os números consolidados foram consultados pelo Bahia Notícias nesta terça-feira (17) junto ao sistema de Divulgação de Candidaturas, ferramenta disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo a plataforma, as cinco candidaturas a prefeito que estão postas no município são:
- Augusto Castro (PSD)
Atual prefeito de Itabuna, Augusto Castro busca a reeleição em uma coligação que reúne 13 partidos. Foi deputado estadual por dois mandatos (2011-2018) e tentou se eleger prefeito da cidade em 2016, mas sem sucesso. Quatro anos depois, em 2020, conseguiu chegar ao comando do município. O atual gestor tem 54 anos.
- Chico França (PL)
Esta será a primeira vez em que concorre a um cargo público, mas é conhecido pela militância de direita em Itabuna. Formado em Engenharia Civil, Chico França tem 69 anos.
- Isaac Nery (PDT)
Natural de Itabuna, Isaac Nery tem 52 anos e é médico, enfermeiro e ex-soldado da Polícia Militar. Tentou se eleger prefeito em 2020, sem sucesso, e ficou como suplente de deputado federal na eleição de 2022.
- Pancadinha (Solidariedade):
Fabrício Dias Nunes da Silva, o Fabrício Pancadinha, é natural de São Paulo e tem 35 anos. Iniciou a carreira política como vereador na cidade de Itabuna, em 2020. Em 2023, renunciou ao mandato para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
- Professora Cleonice Monteiro (Rede)