Jequié: Operação Prima Blindagem do Ministério Público prende acusado de crime de pedofilia nas redes sociais

O homem foi preso nesta quarta-feira. Foto: Divulgação / MP-BA

Um homem foi preso em flagrante em Jequié, no Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano, nesta quarta-feira (18) acusado de pedofilia praticado nas redes sociais. Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), também foram cumpridos mandados de busca e a apreensão em que foram apreendidos aparelhos eletrônicos com imagens e fotos pornográficas envolvendo crianças.

O fato decorre da ”Operação Prima Blindagem”, que investiga a prática criminosa contra crianças entre 10 e 12 anos na Bahia e em Minas Gerais, por meio do MP mineiro como apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e da Polícia Civil baiana. O MP-BA informou também que segue na apuração para identificação das vítimas, com adoção das medidas de proteção cabíveis para as mesmas.

Ainda segundo o parquet baiano, faz-se alerta para necessidade de pais e responsáveis estarem atentos a sinais de alteração de comportamento e humor de crianças e adolescentes. Fazer o acompanhamento das interações sociais deles também, com o acionamento das autoridades e da rede de proteção, em caso de identificação de práticas suspeitas de violência infantojuvenil, inclusive em ambientes virtuais.

As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos; pelo Disque 127 e atendimento.mpba.mp.br, do MP-BA. De forma presencial, o cidadão pode acionar as delegacias de polícia e sedes das promotorias de Justiça.