Maracás: APLB debate Termo de Compromisso da Categoria com candidatos a prefeito nas eleições 2024

Presidente da APLB, Dina Matos, e candidatos. Foto: Blog do Marcos Frahm

A APLB/Sindicato, núcleo de Maracás, promoveu, na noite desta segunda-feira (16) um encontro com os candidatos à Prefeitura do município. O encontro ocorreu no espaço de eventos da Pousada Menina Bonita, na Avenida Brasília, área central da cidade e, além de membros da entidade representativa e de apoiadores dos candidatos Nelson Portela (PT), ex-prefeito, e Eliosvaldo (PDT), o Lió, empresário e professor de formação, atraiu professores e profissionais da comunicação.

O objetivo do encontro, segundo a presidente da entidade, Dina Matos, foi o de proporcionar aos trabalhadores da Educação pública da cidade uma ampla discussão sobre as perspectivas das eleições municipais em Maracás através da apresentação de um Termo de Compromisso elaborado pela APLB, que visa melhorias na Educação, gerando aos trabalhadores fundamentos para escolher os candidatos que defendam os interesses da categoria e valorizem o ensino público municipal. Os candidatos responderam a perguntas feitas pelo advogado Alcione Barbosa,  formuladas pela APLB e cada um deles teve o tempo de 3 minutos para apresentar respostas com propostas, mostrando o que pretendem fazer para garantir melhorias na área, de acordo com ordem sorteada previamente, com temas de interesse da categoria, como: plano de reestruturação das escolas, realização de concurso público, política de gestão democrática e respeito aos profissionais, reformulação do plano de carreira e responsabilidade pela Educação básica.

Lió e Nelson focaram na promessa de realização de um novo concurso público. Portela criticou a qualidade da merenda escolar e cobrou pagamento dos precatórios. Lío destacou os avanços na Educação com reestruturação das escolas e instalação de telas interativas pela atual gestão, o que para ele representa um marco na revolução digital do ensino no município. Para Dina Matos, o debate foi produtivo e consolida uma ideia da entidade, que pela quarta vez ao longo das eleições municipais propõe o momento entre professores e políticos. ”Na verdade, nós já fazemos isso sempre em períodos de política, buscando esse momento com os candidatos, para ouvir eles e entregar a nossa carta de compromisso. Então, esse foi um momento muito importante e esperamos que todos eles tenham se comprometido com a educação”, disse a líder da APLB ao Blog do Marcos Frahm. O encontro foi registrado previamente na Justiça Eleitoral através da 37ª Zona Eleitoral de Maracás. O candidato Samuel Nascimento, do PL, não compareceu e alegou motivos superiores.