Cravolândia: Ex-prefeito desiste de candidatura após pedido de impugnação e vice-prefeito será o candidato PT

Gaso e Lemos formariram chapa puro-sangue pelo PT. Foto: Rede social

Em uma reviravolta após desistência de candidatura, a campanha eleitoral em Cravolândia, no Vale do Jiquiriçá, ganha novos rumos. O ex-prefeito Naelson Lemos, do PT, chegou a ter o nome homologado em convenção partidária que oficializou uma chapa puro-sangue liderada por ele e tendo como candidato a vice o atual vice-prefeito do município, Josivaldo Alves, Gaso de Lili, que trocou o PSD pelo PT e agora encabeça a chapa, que terá outro vice, este ainda não definido.

É que foi protocolado para julgamento na 38ª Zona Eleitoral de Ubaíra/BA, um processo de inelegibilidade contra Naelson Lemos, assinado por Claudio Caroso, representando a Coligação O Futuro é Agora, formada pelo Avante, Republicanos, PSD e União Brasil, argumentando que o ex-prefeito encontra-se inelegível para o pleito de 2024, por ter o nome constando na relação dos gestores considerados inelegíveis do Tribunal de Contas dos Municípios, em face da reprovação de contas pela Câmara de Vereadores, o que lhe impediria de assumir cargo eletivo pelo período de oito anos, conforme o disposto no artigo 1º, inciso I, alínea ”g”, da Lei Complementar 64/1990. ”Por tanto, a manutenção de um candidato com contas rejeitadas compromete a integridade do processo eleitoral e a confiança da população nas instituições, assim, não resta outra saída a não ser proferir decisão no sentido de indeferir o registro de candidatura”, diz um trecho da ação, da qual o BMF teve acesso e que se encontra pendente de julgamento. Entretanto, o ex-prefeito se antecipou e resolveu retirar a candidatura, devendo ser substituído, dentro do prazo legal, pelo vice Gaso, que deve apresentar o nome do novo companheiro de chapa.

Lemos foi prefeito pelo PT, tendo sido eleito em 2012, em 2016 não conseguiu se reeleger, foi vencido pela atual prefeita, Ivete Soares (PSD) e voltou a disputar o cargo em 2020, quando foi novamente derrotado pela mandatária, mas numa disputa acirrada, perdendo por pouco mais de 100 votos de diferença. Nos bastidores, dizem que ele prepara uma carta de renúncia para explicar o imbróglio e declarar apoio a Gaso.  Com a sua desistência, a disputa pela Prefeitura terá curiosamente, dois empresários do ramo supermercadista, já que o seu principal concorrente é o jovem empresário Celso Coelho, do Avante, que vai para o primeiro teste eleitoral e, além de ser sangue novo na política local,tem apoio da prefeita Ivete. Dr. Eliseu é outra opção para o eleitorado, pelo MDB.