Pela primeira vez desde 2016, Geraldo Júnior muda autodeclaração de cor e passa de ‘pardo” para ”branco”

Desde 2016, após o sistema de autodeclaração de cor e raça ter sido adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o atual vice-governador da Bahia Geraldo Júnior (MDB) se declarava como ”pardo”.

Durante os pleitos de 2016 e 2020, para o cargo de vereador em Salvador, e em 2022, quando foi eleito para o segundo cargo mais alto da política baiana, esse era o entendimento de Geraldo.

Para 2024, contudo, uma mudança foi notada no sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE: Geraldo agora se declara branco. Neste ano o vice-governador concorre ao Palácio Thomé de Souza e tenta desbancar o atual prefeito Bruno Reis (União) na corrida pelo Executivo municipal.

AUTODECLARAÇÃO
Os dados sobre a cor ou raça só passaram a ser declarados pelos candidatos a partir das Eleições de 2014. Foi naquele ano que entrou em vigência, conforme a Resolução nº 23.405/2014 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), medida que determinava que todos os candidatos ao processo eleitoral deveriam declarar sua cor ou raça.

PATRIMÔNIO INCREMENTADO