Corpo de delegada encontrada morta é velado em Santo Antônio de Jesus e sepultamento ocorrerá em Pernambuco

Corpo de delegada encontrada morta é velado em Santo Antônio de Jesus. Foto: Vanessa Camilo/Tv Subaé

O corpo de delegada de Polícia Civil, Patrícia Neves Jackes Aires, encontrada morta dentro de um carro, foi sendo velado na Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, nesta segunda-feira (12). Após o velório, o corpo da oficial da Polícia Civil foi transladado para sepultamento em Recife//PE.

O corpo de Patrícia foi encontrado no domingo (11) dentro de um carro na BR-324, na região de São Sebastião do Passé. A delegada estava no banco do carona com marcas de estrangulamento. O companheiro, identificado como Tancredo Neves Feliciano de Arruda, é o principal suspeito do crime. Ele foi preso em flagrante por feminicídio.

Patrícia e Tancredo estavam juntos desde março, eram noivos e estavam com um casamento civil marcado para esta semana. Em maio, ele chegou a ser preso em flagrante por agredir a delegada, mas foi solto pela justiça.

Delegada morta na Bahia atuava contra violências de gênero

Apesar de já ter sido vítima de violência de gênero antes, a delegada que foi encontrada morta dentro do carro dela, em São Sebastião do Passé, na Bahia, atuava no enfrentamento ao mesmo crime.

Bacharel em Direito e especialista em Direito Penal e Processo Penal, a delegada tomou posse na Polícia Civil da Bahia (PC-BA) em 2016. Inicialmente, foi designada para a Delegacia Territorial de Barra, no oeste do estado, porém, pouco tempo depois, serviu em Maragogipe e São Felipe, no Recôncavo. Por fim, foi lotada em Santo Antônio de Jesus, onde atuava como plantonista.

Enquanto delegada, Patrícia Jackes tinha forte atuação na prevenção e enfrentamento às violências de gênero, com passagem, em 2021, pelo Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM), da 4ª Coordenadoria de Polícia, no município de Santo Antônio de Jesus, também no Recôncavo.

Além de mãe e delegada plantonista, Patrícia era formada em Licenciatura Plena em Letras e trabalhou por 12 anos como professora de língua portuguesa e língua inglesa.