Mesmo com a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sendo mais alta no Nordeste do que em outros pontos do país, o Partido dos Trabalhadores tem encontrado cenário de dificuldade para emplacar candidaturas a prefeito em capitais da região.
Segundo matéria publicada pelo jornal O Globo, a situação tem preocupado o partido, que não governa nenhuma capital. Ainda de acordo com a reportagem, em cinco das nove capitais nordestinas, o PT nunca elegeu um prefeito desde a redemocratização.
Desde o início do ano, Lula já visitou 14 cidades da região, com três idas ao Recife, além de duas a Salvador e a Fortaleza. No caso de Salvador, o cenário é apontado pelo PT como o mais adverso. O partido apoia a pré-candidatura de Geraldo Júnior, do MDB, que disputa contra o atual prefeito Bruno Reis (União).
O partido nunca comandou a capital baiana, apesar de governar o estado desde 2007. Ainda conforme as informações, a cúpula petista teme um novo revés em Salvador, ainda no primeiro turno. Na chapa encabeçada pelo vice-governador, o PT indicou a vice: Fabya Reis, que possui histórico de militância na legenda e chegou a atuar como secretária de Jerônimo Rodrigues (PT) e do ex-governador e atual ministro da Casa Civil Rui Costa (PT).