Uma proposição apresentada pelo deputado Hassan (PP) na Assembleia Legislativa da Bahia chama a atenção nos meios políticos nos últimos dias. O parlamentar decidiu indicar a Comenda 2 de Julho, considerada a mais alta honraria do Legislativo baiano para a prefeita de Jaguaquara, Edione Agostinone (PT). Aliado da gestora, o deputado, ao justificar a indicação diz que a atuação de Edione transcende os limites do município, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e do desenvolvimento regional.
”É um testemunho de dedicação, resiliência e amor à Bahia. Sua atuação transcende os limites do município, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e do desenvolvimento regional”. O deputado entende que “ao conceder-lhe a Comenda 2 de Julho, estamos reconhecendo não apenas suas realizações concretas, mas também seu espírito de liderança e compromisso com o bem-estar coletivo”, justifica.
Hassan evidencia que a prefeita, além da visão política e administrativa, exerce seu mandato com sensibilidade, preocupação e cuidados voltados para a promoção social, vez que é formada em Assistência Social e pós-graduada em Políticas e Gestão em Serviços Sociais. ‘Ela já atuou na gestão pública como diretora do Departamento de Segurança Alimentar Nutricional (Desan), e em 2017 assumiu o cargo de secretária de Desenvolvimento Econômico e Social de Jaguaquara, deixando marcada sua gestão nesta pasta pelas inúmeras ações realizadas em benefício dos mais carentes do município”, diz o documento.
A proposição relembra o início da gestão de Edione, que assumiu o cargo de mandatária em janeiro de 2021. ”No início de sua gestão, a prefeita Edione enfrentou inúmeros obstáculos, inclusive tendo se deparado com uma das maiores enchentes que já afetou o município de Jaguaquara. No entanto, com sabedoria, visão estratégica e empenho, superou os desafios, transformando dificuldades em oportunidades de crescimento e inovação”. Diz ainda que, ”a partir de sua habilidade em dialogar e articular parcerias com grandes lideranças políticas, a prefeita Edione trouxe investimentos importantes para o município de Jaguaquara, melhorando significativamente a qualidade de vida dos cidadãos”.
Nascida na cidade baiana de Irajuba, em 19 de agosto de 1966, Edione é a filha caçula de Ambrósio Oliveira (in memoriam) e Izabel Araújo Oliveira, sendo irmã de José Ednaldo e Elizete Oliveira. Casou-se em 1984 com Franco de Di Domizio, ficando viúva sete meses mais tarde, enquanto ainda estava grávida de sua primeira filha, Grazielly Di Domizio. Do seu segundo casamento, com Benito Agostinone, nasceu o seu filho mais novo, Murilo Antônio Oliveira Agostinone. Vale destacar, ainda, que Edione é avó de Valentina, Giovanna e Malú.