O clima de festejo junino começa a tomar conta das ruas da cidade, que está em contagem regressiva para a chegada do Melhor São João da Bahia. Iniciada na madrugada de sábado, 25, pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, a ornamentação junina deste ano celebra a grandiosidade cultural e artística dos festejos nordestinos, buscando resgatar imagens emblemáticas, como as lamparinas, as xilogravuras de cordel, os personagens históricos e as cores em tons mais fortes, representantes da alegria dos nordestinos.
Nunca uma decoração junina despertou tanta atenção em Jequié, como a instalação do mosaico de bandeirolas, uma peça de decoração junina já devidamente instalada na Avenida Rio Branco, a partir da Rua Bertino Passos até a esquina com o Rua Doutor Ademário Eloy Silveira, próximo do Expert Pré-vestibular. A gigantesca peça multicolorida, que também está sendo montada na Rua Félix Gaspar indo até a Praça da Bandeira, tem chamado a atenção das pessoas e recebido muitos elogios em função de sua beleza artística, que faz uma homenagem à cidade, aos festejos juninos, utilizando-se das cores e dos símbolos que referenciam a cultura e a brasilidade.
O projeto de ornamentação desse ano conta, ainda, com uma quantidade de adereços, portais de acesso, totens de homenagem aos artistas em destaque no forró, uma cidade cenográfica, que reproduzirá cenários do interior, como a capela, a mercearia, entre outros. Além de candeeiros gigantes, balões juninos, um mandacaru gigante, as bonecas namoradeiras, os santos juninos, trio nordestino, os carros de boi, entre outras alegorias e itens decorativos, criando um ambiente que levará o público a imergir no tema ”Forró, Tradição e Alegria”, celebrado pelo São João de Jequié 2024.
”Com o mosaico de bandeirolas, e em cores vibrantes, a decoração junina de Jequié já ganha forma na Avenida Rio Branco e nas principais ruas do eixo central da cidade, atraindo os olhares e deixando o Melhor São João da Bahia ainda mais colorido! Estamos em plena execução da montagem da ornamentação e ainda teremos portais de acesso, os candeeiros gigantes, o trio nordestino, os santos juninos, a cidade cenográfica e, com fé em Deus, tudo estará pronto em alguns dias, iniciando os festejos na Vila Junina, no dia 14 de junho indo até dia 24.”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton.