As eleições para concorrer ao governo estadual da Bahia acontecem somente no ano de 2026. No entanto, os rumores e debates acerca de nomes para participar do embate já foram iniciadas neste ano tanto pelo governo quanto pela oposição.
É o caso do nome do empresário Luís Eduardo Magalhães Filho. Segundo a coluna ‘O Carrasco’, do Portal A Tarde, o filho do deputado federal baiano de grande destaque nacional, foi uma opção cogitada por algumas lideranças políticas e empresários de São Paulo e da Bahia, para a disputa das eleições ao Governo do Estado em 2026.
De acordo com a publicação, ”Duquinho”, como também é conhecido, teria sido sondado como uma das alternativas de ”centro/direita” para desbancar e superar as lideranças políticas, que estão na gestão estadual desde 2007.
Ainda de acordo com a coluna, o empresário não teria negado a possibilidade, mas também deixou um ”clima de suspense no ar”. Interlocutores afirmaram que durante uma conversa com o filho do parlamentar baiano, ele teria dito que ”não estava no meu radar, mas confesso que de um tempo para cá, a política tem despertado algo muito bom em minha alma. Vou começar a discutir com meus amigos e com minha família”.
Luís Eduardo Magalhães Filho participa nesta segunda-feira (27), do evento que entrega a Medalha do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) para o senador Jaques Wagner (PT). A reportagem do Bahia Notícias procurou Luís no evento para questionar sobre a cogitação. No entanto, ele não quis falar com a imprensa.
OUTRA CANDIDATURA
Além de Duquinho, outro membro da família Magalhães que também enfrentará as urnas nas eleições de 2026 é Luiz Eduardo Magalhães Guinle. O neto de Luís Eduardo Magalhães e filho de Carolina Magalhães e Rafael Guinle, anunciou que vai concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados na disputa eleitoral em 2026.
Em entrevista ao Bahia Notícias no mês de outubro de 2023, ele despistou sobre qual partido poderia abrigar sua candidatura, mas indicou que possui afinidade com o União Brasil, PSDB e PP. No caso dos Progressistas um convite formal já foi feito, quando o presidente da sigla, senador Ciro Nogueira, externou o interesse em filiar o estudante de publicidade.