A forte chuva que atingiu Jaguaquara durante a tarde deste domingo (7) deixou várias casas alagadas em pontos diferentes da cidade. No alto da Colina, bairro Casca, a água invadiu mais de 5 casas, ao lado de uma obra de construção de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida. Alguns moradores tentaram impedir os alagamentos, fechando portas e janelas dos imóveis, mas a iniciativa foi frustrada. A água invadiu as casas, queimando inclusive aparelhos eletrônicos, como na residência da senhora Maria José, 40 anos, que perdeu uma geladeira e parte dos móveis. Populares afirmaram que a obra de construção de novas casas teria agravado o problema, porque os imóveis estariam muito acima do nível da rua, deixando a água acumulada nas partes mais baixas.
Os moradores disseram que a Prefeitura já foi informada em outras oportunidades sobre o problema, para que houvesse uma fiscalização no local, mas nenhuma providência foi tomada e toda vez que chove o risco aumenta. Jonas Ferreira de Almeida, que mora com a esposa 5 filhos, também teve a casa invadida pela enxurrada e lamentou o sofrimento vivido por ele e pela família no momento em que a chuva estava inundando a sua residência. ”A gente ta correndo o risco de morrer, porque sempre que chove acontece esse problema e ninguém aparece aqui pra nos ajudar, só depois que a imprensa divulga é que um ou dois vem fazer promessas”, disse Jonas Ferreira.
Em outros pontos bairros, a chuva também provocou grandes transtornos aos moradores. Na Praça Guilherme Silva, centro, a água invadiu açougues instalados no Mercado Municipal e o trabalho deverá ser difícil na manhã de hoje para a retirada da sujeira levada pela água. A previsão é de chuva durante o dia e a noite desta segunda-feira (8).
Fotos: Blog Marcos Frahm