Na busca incessante pela promoção da igualdade racial nos municípios baianos, o Ministério da Igualdade Racial (MIR) realizou, na terça-feira (7), em Salvador, a solenidade de entrega de kits para a promoção da igualdade racial. Os municípios contemplados foram Iraquara, Seabra, Salvador, Dias d’Ávila, Santa Barbara, São Gabriel, Riacho Santana e Jequié, representada pela gestora de Políticas Públicas da Secretaria de Desenvolvimento Social, Marinelma Macedo Gomes. O evento contou com a presença da secretária-executiva do Ministério da Igualdade Racial, Roberta Eugênio; a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães; a representante do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra, Cláudia Isabele Pinho; entre outras autoridades, membros e representantes de entidades.
O kit contém bebedouro, um aparelho televisor, refrigerador e um veículo zero KM, que serão utilizados para fortalecer as ações afirmativas e de promoção da igualdade racial, com vistas à garantia e defesa dos direitos da população negra e afrodescendente no município, contribuindo para ampliar o alcance das políticas de combate ao racismo e interferindo, positivamente, nas estratégias de desenvolvimento social. O município de Jequié tornou-se apto após submeter-se à captação de recursos via edital, no ano de 2021, executado através da Secretaria de Desenvolvimento Social, alcançando êxito.
”Estamos felizes pelos novos equipamentos, sendo que estes serão muito bem empregados nas ações implementadas em Jequié e, ao mesmo tempo, estamos agradecidas à iniciativa do Governo Federal, que julgamos muito importante, pois auxilia no aperfeiçoamento das políticas públicas, bem como na ação dos órgãos e Conselhos existentes no âmbito do município, visando uma atuação mais efetiva para a promoção da igualdade racial e combate ao racismo.”, destacou a gestora de Políticas Públicas da Secretaria de Desenvolvimento Social, Marinelma Macedo Gomes.
”Muito importante esses novos equipamentos que chegam para somar às iniciativas de enfrentamento do racismo e da promoção da igualdade racial. Temos conseguido avançar, mas ainda é um caminho em construção e o fortalecimento da defesa dos direitos da população negra perpassa, sobretudo, pela implementação de ações afirmativas. Entendemos que as políticas de igualdade racial devem ser transversais, ou seja, devem envolver outras secretarias e órgãos, com ações conjuntas e colaborativas e este é o caminho que estamos buscando.”, enfatizou a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana.