A Câmara de Jaguaquara passou a ter uma nova configuração partidária a partir do último mês de abril de 2024. Dos 15 vereadores, 9 decidiram mudar de partidos. Os edis aproveitaram a chamada janela partidária e fizeram a migração sem o risco de perder o mandato.
Com o resultado dessas mudanças, o PT, que não tinha representante agora é a legenda com o maior número, 7 vereadores, inclusive tendo como novos filiados dois de seus críticos, o médico Élio Boa Sorte, que deixou o PP e o filho do vice-prefeito, Nei Filho, este que foi apoiador da candidatura de ACM Neto (UB) ao Governo do Estado e também trocou o Progressistas pelo partido de Lula e Jerônimo Rodrigues.
Outra novidade no PT é a volta do chamado articulador Nildo Pirôpo, que já teria sido filiado do Partido dos Trabalhadores e deixou a legenda quando se tornou aliado do ex-prefeito Giuliano Martinelli e acompanhou o mandatário à época no PP.
Vale salientar que, com decréscimo populacional, após o Censo do IBGE, cujo resultado foi divulgado no ano passado, mostrando que Jaguaquara conta 46.026 habitantes, número menor do que a estimativa anterior, quando eram 54.673, o Legislativo perde dois vereadores; de 15 para 13, a partir da próxima Legislatura, que se inicia em janeiro de 2025.
Confira a relação dos vereadores e seus respectivos partidos:
Élio Boa Sorte – PT
Nei Filho – PT
Nildo Pirôpo – PT
Tonhão – PT
Alex – PT
Cristiane Pinheiro – PT
Uelson – PT
Bode – PSB
Gilmar – PSB
Julival – PSB
Nalva – PSB
Canesco – PSB
Dermeval – Republicanos