Se a intenção era demonstrar força como um dos nomes que disputarão à Prefeitura de Cravolândia, no Vale do Jiquiriçá, o empresário do ramo supermercadista, Celso Coelho (Avante) demonstrou. Em ato de lançamento no último domingo (21) em uma fazenda, onde chegou acompanhado por apoiadores, Celso deu a largada à pré-campanha com a presença de nomes de peso na política local e regional. Lá estavam a atual prefeita, Ivete Soares (PSD), que exerce o segundo mandato consecutivo, ladeada pelo esposo e ex-prefeito Nel, o prefeito de Santa Inês, cidade vizinha, o Professor Emerson (PT), acompanhado do seu pré-candidato à sucessão, Sandro Silva (PT), vereadores e o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia, Rosemberg Pinto (PT).
O evento explicitou o que todo mundo já sabe em Cravolândia, que Celso, um jovem de 40 anos, é pré-candidato. Até aí tudo bem. É natural do período de pré-campanha essa movimentação. Mas uma curiosidade intrigante foi apresença do deputado petista Rosemberg num palanque de um adversário do seu partido, já que o PT local, garante que terá candidatura própria nas eleições municipais, apostando no nome do ex-prefeito Naelson Lemos, que governou o município por um mandato, de 2012 a 2016, tendo sido vencido ao tentar à reeleição pela atual prefeita, Ivete Soares (PSD) e voltou a disputar o cargo em 2020, quando foi novamente derrotado pela mandatária, mas numa disputa acirrada, perdendo por pouco mais de 100 votos de diferença.
Questionado sobre o imbróglio na noite desta quinta-feira (25) pelo Blog do Marcos Frahm, por telefone, o presidente do PT local, Márcio Patrocínio, disse que a legenda terá candidato, que a presença de Rosemberg no palanque de Celso provoca indignação entre os militantes e que já encaminhou ofício ao diretório estadual do PT buscando explicação. ‘’Estamos chateados quanto militantes, estamos nos movimentando para que o diretório se manifeste, mas independente da presença de Rosemberg lá, nós vamos ter candidato cá, ou Lemos ou o vice-prefeito Gazo, para que possamos representar um projeto que se identifique com as características do PT de Lula e Jerônimo’’.
O mais curioso ainda é que o deputado federal Jorge Solla, figura influente do PT baiano e que, em Santa Inês, há 08 km de Cravolândia divide apoio ao Professor, que esteve no evento de Celso, em casadinha com Rosemberg, onde ambos são votados, vai na contramão de Rosemberg. Procurado pela redação, Solla, que acompanhava o governador Jerônimo Rodrigues (PT) em visita à Vitória da Conquista nesta quinta-feira, sem tergiversar, disse que apoiará Lemos em Cravolândia. Seja com apoio de petistas ou sem, o fato é que Celso já deu as caras e colocou o pé na estrada.