A Prefeitura de Itiruçu emitiu comunicado esclarecendo a situação do Hospital Municipal de unidades de Saúde do município após ação do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA), que conduziu fiscalização nas unidades públicas municipais de saúde, com o objetivo de avaliar a situação da assistência farmacêutica.
”A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) é a única com registro e anotação de responsabilidade técnica perante o CRF-BA. No entanto, a assistência farmacêutica não é garantida durante todo o horário de funcionamento, apesar de ser responsável por abastecer todas as unidades de saúde do município. Além disso, a Certidão de Regularidade Técnica (CRT) está vencida e precisa ser atualizada”’, disse o CRF em nota, tendo apontando irregularidades nas unidades, que de acordo com a entidade não contam com farmacêutico, sendo a dispensação de medicamentos realizada pela equipe de enfermagem.
”O hospital municipal também não tinha farmacêutico presente durante a fiscalização’’. Entretanto, a Prefeitura, a Prefeitura informou que ‘’faz-se necessário esclarecer ainda que, as Unidades de Saúde estão passando por reparos estruturais”, aponta o CRF.
Ainda segundo a gestão, ”em relação ao armazenamento de alguns itens do Hospital Municipal, informamos que houve a urgência do deslocamento destes, devido a um problema de vazamento ocorrido pelas fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias e que os responsáveis pelo armazenamento já foram notificados e estão cuidando para que esses materiais sejam alocados em lugar apropriado como sempre foram. A nota da Prefeitura finaliza ressaltando que preza por uma gestão transparente.”Reiteramos nosso compromisso com os itiruçuenses ao tempo que prezamos por uma gestão transparente e que promova a satisfação de todos os munícipes”.