Projeto de Lei de autoria do vereador Ramon Fernandes institui o Dia da Consciência Negra emno município de Jequié

O Dia da Consciência Negra será comemorado nas unidades da rede municipal de ensino público

Aprovado pela Câmara Municipal de Jequié, Projeto de Lei de autoria do vereador Ramon Fernandes, que institui no âmbito do município de Jequié, o Dia da Consciência Negra, a ser comemorado anualmente, no dia 20 de novembro. 

A data será incluída no Calendário Oficial do Município, considerando Ponto Facultativo. E fica também instituída a Semana da Consciência Negra, a realizar-se no mês de novembro de cada ano a partir da promoção de várias atividades.   

O Dia da Consciência Negra será comemorado nas unidades da rede municipal de ensino público com atividades destinadas a resgatar a importância social, histórica e cultural do negro na formação do Brasil contemporâneo e do Município de Jequié e debater sobre o preconceito e discriminação.

Fica estabelecido ainda que administração pública municipal, através de suas Secretarias, incentivará e programará eventos, palestras, debates e atividades afins, prestando apoio às entidades dos movimentos de proteção ao Negro e sua história, desde que estejam envolvidas na programação das comemorações do Dia da Consciência Negra do Município. 

Ramon Fernandes enfatiza que o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de Novembro em alusão à morte do líder Zumbi dos Palmares, símbolo da luta e resistência negra contra a escravidão imposta pelo colonizador europeu, é por demais importante, não só para o segmento afro-brasileiro, mas, também, para todos os brasileiros, comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna, em que haja o respeito às diferenças e à diversidade étnico-cultural.

Por fim, defende a emissão de um selo comemorativo que seria um importante meio para a divulgação daquela comemoração e uma justa homenagem ao grande herói negro de nosso País, Zumbi dos Palmares.